- FutGalo
- Atlético-MG Reforça Protesto Contra Arbitragem na Final da Libertadores
Atlético-MG Reforça Protesto Contra Arbitragem na Final da Libertadores
Por Redação FutGalo em 03/12/2024 06:35
Inconsistências Arbitrais na Final da Libertadores
A derrota do Atlético-MG na final da Copa Libertadores da América, ocorrida no último sábado, resultou em um placar de 3 a 1. Contudo, a amarga experiência da derrota se agravou com a percepção de injustiças cometidas pela arbitragem. A cúpula do clube atleticano considera que pelo menos dois lances configuravam penalidades não marcadas durante a segunda etapa da partida, e o time mineiro não pretende silenciar diante de tal situação.
Essa insatisfação com a atuação da arbitragem transcendeu os limites internos do clube. Paulo César de Oliveira, renomado comentarista de arbitragem, confirmou a existência de, pelo menos, uma infração não assinalada: a queda de Deyverson provocada por Marlon Freitas na etapa complementar, lance este que sequer foi revisado pelo VAR.
A resposta do Atlético-MG se dará por meio de uma busca por reparação, com foco na aplicação de sanções aos árbitros envolvidos. O diretor de futebol do clube, Victor Bagy, detalhou as ações que serão tomadas em conjunto com a Conmebol.
Ação Formal Contra a Conmebol
Em entrevista concedida ao Globo Esporte, Victor Bagy afirmou: ?Vamos formalizar uma reclamação oficial junto à Conmebol, pedindo punição severa da arbitragem, principalmente aos membros do VAR, bem como vamos solicitar as imagens e o áudio.? A intenção é realizar uma análise minuciosa do ocorrido, buscando evidências que comprovem os erros da equipe de arbitragem.
Bagy enfatizou que a iniciativa não visa diminuir o mérito da vitória do adversário. Ele completou: ?As imagens são para analisar também dentro da perspectiva deles, e o áudio de comunicação para esse momento. São essas as medidas que vamos tomar, é o que nos cabe e que nos é de direito. Reiterando que isso não tira o mérito e não é uma desculpa para a nossa não conquista no final de semana, mas que estamos extremamente revoltados com a conduta da arbitragem?.
Além do lance envolvendo Deyverson , outro momento gerou controvérsia, desta vez com Hulk e Marlon Freitas como protagonistas. Este lance, que também configurava um possível pênalti não marcado, antecedeu o ocorrido com Deyverson .
Análise Externa e Apoio de Especialistas
Victor Bagy discutiu as situações polêmicas com Sálvio Spínola, ex-árbitro e consultor de arbitragem do clube. Bagy explicou: ?Antes de falarmos aqui, tivemos o cuidado de reunir com o consultor de arbitragem do clube, Sálvio Spínola, que é ex-árbitro FIFA, e corroborou com a opinião de alguns especialistas de arbitragem, que também foram enfáticos, principalmente no lance do Deyverson , que era um lance passivo de marcação de pênalti e não foi recomendada a revisão.?
O dirigente atleticano ressaltou que o objetivo não é justificar a derrota na final da Libertadores. ?Gostaria de dizer que o que eu vou falar a seguir não serve de desculpa, nem de bengala para justificar a não conquista da Libertadores no final de semana. Muito pelo contrário, temos que reconhecer o mérito do nosso adversário, que fez uma grande partida, mas não há como negar que houve erros de arbitragem que poderiam ter tornado o rumo da partida diferente?, concluiu Bagy.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros