- FutGalo
- Hulk: Uma Carreira de Superação, Racismo, e o Sonho da Libertadores
Hulk: Uma Carreira de Superação, Racismo, e o Sonho da Libertadores
Por Redação FutGalo em 20/09/2024 10:43
Hulk: Uma Carreira de Superação e a Busca pela Glória Eterna
Com 20 anos de carreira profissional, Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido como Hulk, construiu uma história de superação e afirmação, tanto dentro como fora do campo. Nascido em Campina Grande, na Paraíba, Hulk deixou sua cidade aos 12 anos em busca do sonho de se tornar jogador de futebol.
Sua jornada o levou para o Japão, Portugal, Rússia e China, onde conquistou títulos importantes e a idolatria de torcedores. Hulk se tornou o único jogador a ter uma estátua no museu do Porto sem ter encerrado a carreira, um reconhecimento a sua excelência no esporte.
Em 2021, após 16 anos atuando no exterior, Hulk retornou ao Brasil, vestindo a camisa do Atlético-MG. Em apenas uma temporada, ele ajudou o Galo a encerrar um jejum de 50 anos sem ganhar o Campeonato Brasileiro, conquistando a Massa e se tornando um dos maiores ídolos do clube.
Hulk e o Racismo na Europa: "Sofri bastante"
Durante sua trajetória na Europa, Hulk enfrentou o racismo de forma constante. Em entrevista exclusiva, ele revelou que sofreu bastante com gestos racistas de torcidas adversárias, principalmente na Rússia. "As torcidas adversárias ficavam com cânticos racistas, eu sofria bastante. Era uma novidade para mim, eu não sabia como lidar naquele momento", contou Hulk .
Ele descreveu como aprendeu a lidar com a situação, utilizando o humor como escudo: "Chegou em um ponto que eu falava: ?Cara, eu tenho que entender como eu vou lidar com isso para que não me afete dentro de campo?. Na hora que eu fui bater o escanteio, a torcida começou com esse cântico, eu comecei a mandar beijo do nada, a dar risada, foi uma forma que eu me senti bem de fazer. Quando eles vinham com esses atos, eu mandava beijo, dava risada, meio que era um choque para eles. Começavam mais, eu dava risada e mandava beijo. Eles iam parando assim. Eu comecei a me sentir bem quando eu tive essa reação. Não foi fácil, sofri bastante. Infelizmente, a gente presencia isso até hoje. Não deveria acontecer."
Hulk e a Seleção Brasileira: O Pesadelo do 7 x 1
Hulk fez parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ele esteve em campo no Mineirão no fatídico 7 a 1 para a Alemanha. O assunto é pouco falado por todos envolvidos naquela partida. Hulk relembrou o clima tenso no vestiário durante o intervalo do jogo, quando o Brasil já perdia de 5 a 0.
"Sem dúvidas, foi o pior momento, falando na parte futebolística, falando assim como profissional, o pior dia. Foi difícil. Eu ficava olhando e pensando: 'Estou tendo algum pesadelo, isso não está acontecendo" - contou o atacante. "Quando aconteceu dos 5 a 0, no intervalo do jogo, a gente olhava um para o outro, tentando entender o que estava acontecendo. O Felipão até falou: 'Vamos voltar lá, tentar minimizar ao máximo. É o que a gente pode fazer'. No final da partida, todo mundo chorando, ninguém queria pegar o celular".
Hulk: A Família, o Galo e o Sonho da Libertadores
Apesar dos desafios, Hulk sempre teve o apoio da família. Ele destaca a importância da esposa e dos filhos, que o incentivam e o acompanham em sua carreira. Hulk é um pai presente, que se dedica a criar uma relação próxima com seus filhos, incluindo os três mais velhos, que não moram com ele.
Ao falar sobre o Atlético-MG, Hulk demonstra profunda admiração e gratidão pelo clube. Ele destaca a estrutura, o ambiente e a paixão da torcida como fatores que o fizeram escolher o Galo após sua volta ao Brasil.
O atacante confessa que a Libertadores é uma obsessão: "A Libertadores é sem dúvida obsessão, por isso chama ?A Glória Eterna?. Eu tenho um sonho de ganhar essa Libertadores. Batemos na trave em alguns anos, onde tínhamos grandes chances de ganhar. Esse ano vai ser uma pedreira, porque tem o atual campeão para enfrentar agora, que é o Fluminense, e, se Deus quiser, passando, teoricamente, é o River. A gente tem tudo para ganhar também. Sabemos que vamos enfrentar um grande adversário que está defendendo o título, mas temos grandes chances. É é jogo que define em detalhes. Temos grandes chances de sermos campeões esse ano."
Hulk: Uma Crítica Afiada à Arbitragem Brasileira
Hulk não poupa críticas à arbitragem brasileira. Ele acredita que falta critério e respeito na comunicação entre jogadores e árbitros. "Não uso a palavra perseguição, eu acho que é falta de respeito. Porque a partir do momento que você fala comigo e eu dou as costas, eu faltei com respeito com você. Se eu falar com você na boa, se eu alterar minha voz, acabei de falar que existe a hierarquia. A hierarquia no jogo é o árbitro. Se eu falar alto contigo ou qualquer gesto? Pronto amarelo! Acabou, você vai me punir assim. Mas a partir do momento que eu chego com respeito, tu tem o direito de me escutar. Por que se o árbitro chegou para mim com respeito: "Hulk vem cá", e eu der as costas para ele, o que ele vai fazer? Vai me dar o cartão. Ele tem autonomia. Se eu não posso dar as costas para ele, por que ele pode dar as costas para mim? Acho que é essa comunicação. Ai você fala, na Europa não tem isso. Não tem isso porque o árbitro se impõe. Ele conversa e quando tem que dar cartão, ele dá cartão. Mas nunca dá as costas, nunca presenciei isso em liga dos campeões, nunca vi isso. Aqui não tem."
Hulk questiona a falta de consistência nas decisões dos árbitros, citando exemplos de lances que são interpretados de formas diferentes em jogos distintos. "Existe lance que é marcado de um jeito aqui, e em outro de outro jeito. Você vai cobrar e eles falam: "não sou eu que estava apitando". Mas o curso é o mesmo. Quando existe essa tal de interpretação é complicado. Você não vai saber quando está certo e quando está errado."
Hulk: Um Legado de Superação e Paixão pelo Futebol
Hulk conclui a entrevista com uma mensagem para os jovens que sonham em seguir seus passos. Ele enfatiza a importância da dedicação, do respeito, da inteligência e, acima de tudo, do amor pelo esporte. "Eu não tenho a fórmula mágica, mas a primeira coisa que eu falo é estudar. Eu falo sempre para os meus filhos têm que estudar, ser mais inteligente, pensar mais rápido. E dedicação, entender que o demais nunca é demais no futebol, respeito acima de tudo. Treinar, buscar mesmo quando está cansado. Tem que ter aquele um pouco mais que você consegue dar. É isso que eu tento passar para a molecada que sonha. É difícil, mas não é impossível. Dependendo do caminho que você vai trilhando, você pode chegar lá. Dediquem, respeitem os professores e treinadores e. claro, dormir cedo para descansar."
A história de Hulk é um exemplo de superação, talento e paixão pelo futebol. Ele conquistou o respeito e a admiração de muitos, tanto dentro como fora do Brasil. Sua trajetória inspira jovens e serve como um lembrete da força do sonho, da persistência e da busca por alcançar o topo.
link para o tweet
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros