- FutGalo
- Cruzeiro: Gabigol e Mattos Enfrentam Julgamento no TJD-MG
Cruzeiro: Gabigol e Mattos Enfrentam Julgamento no TJD-MG
Por Redação FutGalo em 24/02/2025 12:31
Possíveis Sanções para Gabigol e Mattos Agitam Bastidores do Cruzeiro
Após a eliminação no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro se vê às voltas com o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG). Incidentes ocorridos no clássico contra o Atlético-MG levaram Gabigol e Alexandre Mattos a julgamento, com possíveis punições que podem impactar o futuro do clube.
O foco principal recai sobre Gabigol, expulso na partida após atingir Lyanco. O atacante foi enquadrado no Artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versa sobre ?praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente?. A sanção prevista varia de quatro a doze jogos de suspensão, um desfalque considerável para a equipe.
Simultaneamente, Alexandre Mattos, CEO de futebol do Cruzeiro, enfrenta acusações por sua conduta no intervalo do clássico. Sua ida à porta do vestiário da arbitragem para protestar contra decisões do primeiro tempo resultou em denúncias nos Artigos 258 II e 258-B do CBJD. A pena máxima, em caso de condenação em ambas as instâncias, pode alcançar 360 dias de suspensão.

Reclamações do Cruzeiro Contra a Arbitragem Ganham Novo Capítulo
As contestações do Cruzeiro em relação à arbitragem do clássico transcendem o episódio envolvendo Mattos. O clube formalizou uma reclamação formal contra a atuação de Rodolpho Toski Marques, responsável pelo VAR, com ênfase no lance entre Lyanco e Dudu, além de questionar uma possível falta de Hulk em Fabrício Bruno no segundo gol do Atlético.
Em resposta, a Federação Mineira de Futebol (FMF) convidou a diretoria do Cruzeiro para uma reunião, com o objetivo de apresentar as análises do VAR. Segundo a FMF, a análise confirmou um erro de Toski Marques ao não convocar o árbitro de campo para reavaliar os lances em questão.
Ainda que o clube tenha sido convidado para uma reunião para mostrar as análises do VAR, confirmando que houve erro de Toski Marques ao não chamar o árbitro de campo para avaliar os dois lances, o fato é que o clube já está sendo julgado pelas atitudes de seus membros.
Entenda as Denúncias e Possíveis Punições
O Cruzeiro também será julgado por outros fatores que aconteceram na partida. A equipe é acusada de ter atrasado o início do jogo e por copos que foram arremessados no gramado, sob risco de multa.
A situação de Gabigol é delicada. Expulso após acertar o braço no rosto de Lyanco , o jogador pode pegar uma suspensão pesada, caso seja considerado culpado pela agressão. "A pena é de quatro a 12 jogos de suspensão", o que prejudicaria o elenco.
Já Alexandre Mattos foi denunciado em dois artigos: 258 II e 258-B. A pena máxima, somando as duas denúncias, é de 360 dias de suspensão. O Cruzeiro também será julgado por ter atrasado o início do jogo e por copos arremessados, sob risco de multa.

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros