1. FutGalo

Penta do Galo e a tradição estrangeira

Por Redação FutGalo em 28/03/2024 04:10

Tradição Estrangeira no Atlético-MG

O Atlético-MG, em busca do quinto título consecutivo do Campeonato Mineiro, conta com a tradição de sucesso de treinadores estrangeiros à frente da equipe. Gabriel Milito, atual comandante, almeja continuar esse legado. Ao longo da história do Estadual, o Alvinegro foi campeão com sete treinadores estrangeiros: Felix Magno, Ricardo Diez, Walter Olivera, Darío Pereyra, Jorge Sampaoli, Turco Mohamed e Eduardo Coudet. Juntos, conquistaram 10 títulos, agora visando o "hendecacampeonato gringo".

Pentacampeonato do Galo e a Tradição de Técnicos Estrangeiros
Foto: (Flickr / Atletico MG)

Pioneiros Uruguaios

Os primeiros estrangeiros a erguerem o troféu do Mineiro com o Galo foram os uruguaios. Felix Magno conquistou o bicampeonato em 1946 e 1947, enquanto Ricardo Diez triunfou em 1950, 1954 e 1955. Walter Olivera foi um caso único, sendo campeão como jogador e treinador no mesmo campeonato, em 1985. Após se aposentar dos gramados, assumiu a equipe e levou-a ao título.

Hegemonia Argentina

Desde 1999, os argentinos assumiram a hegemonia de conquistas estrangeiras no Galo. Darío Pereyra foi o último uruguaio campeão, naquele ano. Posteriormente, Jorge Sampaoli (2020), Turco Mohamed (2022) e Eduardo Coudet (2023) ergueram o troféu.

O Desafio de Milito

Gabriel Milito busca agora se juntar à lista de treinadores estrangeiros vitoriosos com o Atlético-MG. Ele pretende conquistar o "tetracampeonato argentino", após os triunfos de Sampaoli, Mohamed e Coudet. A missão começa neste sábado, na decisão do Mineiro contra o Cruzeiro.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos