1. FutGalo

Pontos para escapar da queda no Brasileirão: uma análise estatística

Por Redação FutGalo em 26/07/2024 04:11

Chances de salvação do rebaixamento

Após 13 rodadas do Campeonato Brasileiro, uma análise do Espião Estatístico projetou a pontuação necessária para evitar a queda para a Série B. De acordo com o estudo, 50 pontos é o número mágico para garantir a permanência na elite, com 100% de sucesso em 10 mil simulações para cada partida restante.

No entanto, as chances de permanência variam entre 34 e 50 pontos. Times que terminarem com 34 pontos têm 0% de chance de permanecer na Série A, enquanto aqueles com 50 pontos garantem sua vaga no Brasileirão de 2025.

De 45 pontos em diante, as chances de permanecer na Série A são acima de 90%.

Histórico de pontuação

Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro adotou o formato de pontos corridos, a média de pontos do 16º colocado (primeiro time fora da zona de rebaixamento) foi de 43 pontos. Ou seja, times conseguiram se salvar do descenso com uma média de 43 pontos.

A menor pontuação que garantiu a permanência foi de 39 pontos, alcançada pelo Ceará em 2019. No cenário atual, essa pontuação indica apenas 9,23% de chance de permanência.

Situação dos times em risco

Antes da 14ª rodada, quatro times figuram na zona de rebaixamento: Fluminense (6 pontos), Corinthians (9), Grêmio (10) e Atlético-GO (11). Com dois jogos a menos, o Grêmio ainda tem seis pontos a mais para disputar que os concorrentes.

De acordo com a projeção do Espião Estatístico, o Fluminense precisa de 44 pontos (14 vitórias e 2 empates) para se salvar, enquanto o Corinthians precisa de 41 pontos (13 vitórias e 2 empates). O Grêmio necessita de 40 pontos (13 vitórias e 1 empate), e o Atlético-GO, de 39 pontos (13 vitórias).

Metodologia

As análises foram baseadas no modelo de "Gols Esperados" ou "Expectativa de Gols" (xG), que considera fatores como distância e ângulo da finalização, entre outros. O modelo empregado é a distribuição estatística Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (gols) acontecerem dentro de um determinado intervalo de tempo (o jogo).

Para chegar às previsões, foi empregado o método de Monte Carlo, que se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, foram realizadas dez mil simulações.

AVALIE ESTA NOTÍCIA

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos