- FutGalo
- Robinho: STF remarca julgamento de recurso contra cumprimento de pena na Itália
Robinho: STF remarca julgamento de recurso contra cumprimento de pena na Itália
Por Redação FutGalo em 03/09/2024 18:32
Julgamento Remarcado
O julgamento do recurso de Robinho, que questiona a determinação do STJ para o início imediato do cumprimento da pena de 9 anos imposta pela Justiça italiana por estupro, foi remarcado para ocorrer entre os dias 13 e 20 de setembro. Inicialmente previsto para os dias 6 a 13, o plenário virtual do STF decidiu pelo adiamento do julgamento.
Prisão em Tremembé
Robinho encontra-se atualmente preso na Penitenciária 2 de Tremembé, em São Paulo. O crime ocorreu em 2013, em uma boate de Milão, quando o ex-jogador atuava pelo Milan. A vítima, uma mulher albanesa de 23 anos, acusou Robinho de estupro.
Homologação da Sentença Italiana
A Corte Especial do STJ homologou a sentença italiana em território brasileiro, atendendo ao pedido do Ministério Público de Milão. A legislação brasileira, no entanto, impede a extradição de cidadãos nacionais para cumprimento de pena em outros países.
Pressão da Torcida
A passagem de Robinho pelo Atlético-MG, entre 2016 e 2017, foi marcada por polêmicas e pressão da torcida. A condenação do jogador por estupro gerou protestos e levou a manifestações como "Um condenado por estupro jogando no Galo é uma violência contra todas as mulheres" e "Galo, seu silêncio é violento! Não aceitaremos estupradores".
Carreira Pós-Condenação
Após deixar o Atlético-MG, Robinho atuou no futebol da Turquia até 2020. Em 2020, foi anunciado pelo Santos, mas sua contratação foi cancelada devido à pressão de patrocinadores, jornalistas e torcedores.
Defesa de Robinho
A defesa de Robinho questiona a possibilidade de um cidadão brasileiro cumprir pena por uma decisão estrangeira, mesmo que validada pelo STJ, enquanto a decisão não seja definitiva. Os advogados do ex-jogador argumentam que a homologação da sentença pela Justiça brasileira deve ser definitiva.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros