- FutGalo
- Mudança Estratégica: Gerente de Futebol do Flamengo Rumo ao Atlético-MG
Mudança Estratégica: Gerente de Futebol do Flamengo Rumo ao Atlético-MG
Por Redação FutGalo em 02/03/2025 13:51
Reestruturação na Base do Galo: Chegada de Luiz Carlos
O cenário do futebol brasileiro presencia uma movimentação estratégica nos bastidores. Luiz Carlos Azevedo, até então gerente de futebol profissional do Flamengo, prepara-se para assumir um novo desafio: comandar as categorias de base do Atlético-MG. Após uma década dedicada ao clube carioca, onde passou a maior parte do tempo lapidando talentos nas categorias de base, Azevedo aceitou o convite do diretor do Galo, Paulo Bracks.
Essa mudança ocorre em um momento de reestruturação para o clube mineiro, que recentemente dispensou Erasmo Damiani, agora no Botafogo. A proposta apresentada por Bracks pareceu irresistível para Azevedo, que vislumbra a oportunidade de implementar uma visão de longo prazo no desenvolvimento de jovens atletas.

Despedida e Novos Horizontes
Na última sexta-feira, Luiz Carlos comunicou sua decisão ao Flamengo, em conversas com o diretor de futebol José Boto e o técnico Filipe Luís. Apesar dos esforços para mantê-lo na Gávea, o profissional optou por seguir para Belo Horizonte. Sua despedida oficial do clube carioca está marcada para a reapresentação do elenco, antes de embarcar para Minas Gerais.
Em contato com a reportagem do ge, Azevedo expressou seu entusiasmo com o novo projeto: ?Eu estou muito motivado e comprometido com o projeto que foi apresentado pelo Paulo Bracks e a direção do Atlético-MG. Nós tivemos um alinhamento sobre o processo da base de médio e longo prazo nos próximos anos, buscando captar, desenvolver e promover ao futebol profissional atletas que possam dar retorno técnico e financeiro ao clube?.
Legado no Flamengo e Impacto da Mudança
A trajetória de Luiz Carlos no Flamengo iniciou-se em 2015, com a missão de estruturar o departamento de scout da base. Em 2021, ascendeu ao cargo de Gerente de Futebol da Base, onde permaneceu até o início de 2024, quando foi promovido ao profissional. Sua passagem pelo clube foi marcada pela captação de talentos como Lorran, Natan, Rodrigo Muniz, Matheus França, Matheus Gonçalves, Evertton Araújo e Wesley.
Sob sua gestão, o Flamengo alcançou a marca de R$ 1 bilhão em vendas de atletas formados nas categorias de base entre 2019 e 2024. No time profissional, contribuiu para a conquista do Campeonato Carioca (2024), Copa do Brasil (2024) e Supercopa do Brasil (2025).
Gratidão e Encerramento de Ciclo
A vaga ocupada anteriormente por Azevedo no profissional havia sido deixada por Gabriel Skinner, demitido pela gestão de Landim após a pré-temporada do ano passado. Curiosamente, Skinner retornou ao clube neste ano, assumindo a gerência de Administração e Logística.
Ao refletir sobre sua passagem pelo Flamengo, Luiz Carlos declarou: ?Tenho um sentimento de gratidão por 10 anos vividos intensamente no Flamengo, podendo participar do processo de reestruturação e modernização do clube. Mas entendo como um encerramento de um ciclo vitorioso na base e também no profissional?. A mudança para o Atlético-MG representa um novo capítulo em sua carreira, com a missão de fortalecer a base do clube mineiro e revelar novos talentos para o futebol brasileiro. A informação sobre a mudança foi inicialmente divulgada pela equipe do Flazoeiro.

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros